APRESENTAÇÃO DADOS GERAIS REGULAMENTO PERCURSOS
O LOCAL ATLETAS INSCRITOS INSCRIÇÃO RESULTADOS








O LOCAL

Ilha do Mel é uma Ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná. É o destino turístico mais visitado no litoral do estado, tendo grande importância e destaque no turismo paranaense.

Localiza-se a 15 milhas do Porto de Paranaguá, tendo seu ponto mais próximo do continente a 4km de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, de onde saem a maior parte das balsas que fazem a travessia do continente para a ilha.

São 2585 hectares de área composta por sistemas de restinga e Floresta Atlântica protegidas e destinadas exclusivamente à preservação integral da flora e da fauna, de um total de 2762 hectares (35km de perímetro). Sua estação ecológica, com 2240 hectares, tem o objetivo de preservar o meio-ambiente e é vetada a entrada . Na Reserva Natural, com 345 hectares, é admitida a existência de trilhas, desde que não afetem a paisagem. Já, a Zona de Ocupação tem 120 hectares.

A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas, onde localize-se a Gruta de Encantadas.

A travessia para a Ilha do Mel é feita com segurança, por barcos que saem de Pontal do Sul (30min) ou de Paranaguá (1h45min). Existem linhas regulares diariamente entre as 8h00 e 17h00, mas também podem ser fretadas embarcações em outros horários. Durante a temporada, os barcos partem a cada 30 minutos, e fora de temporada a cada hora cheia. Existem dois pontos de desembarque: Encantadas e Nova Brasília. A corrida Naventura Ilha do Mel é realizada em Encantadas, então atenção na hora de embarcar.

Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado. A ilha, fazendo parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui um restrito programa de manejo. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes.

A Naventura Ilha do Mel oferece percursos de 23km, 13km e 5km. Os percursos promovem um tour pela Ilha, além das várias praias (Encantadas, praia de Fora, praia do Miguel, praia do Farol, praia Grande), passa também por um costão e muitas trilhas, com destaque para a travessia do Morro do Sabão, localizado entre a Ponta da Nhá Pina e o Morro do Miguel, que proporciona um visual muito bonito do entorno.

Dentre os destinos turísticos, a Naventura Ilha do Mel leva os atletas a Gruta de Encantadas e ao Farol de Brasilia. Deste último a visão é de 360°C e dele é possível enxergar toda a Ilha do Mel (inclusive a Fortaleza), o continente e demais ilhas deste trecho do litoral do Paraná.

PATROCINIOS

APOIOS