APRESENTAÇÃO DADOS GERAIS REGULAMENTO PERCURSOS
O LOCAL ATLETAS INSCRITOS INSCRIÇÃO RESULTADOS








APRESENTAÇÃO

A etapa Naventura Ilha do Mel chega a sua 13ª edição se destacando pelo tour que promove aos atletas. Se você quer conhecer esse paraíso do litoral do Paraná, você precisa participar.

Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado. A ilha, fazendo parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui um restrito programa de manejo. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes.

Seu ponto mais próximo do continente está cerca de 4km de Pontal do Sul/PR, no município de Pontal do Paraná/PR. Dos seus 2700 hectares apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Não há ruas ou estradas, só trilhas.

A base do evento, local da largada e chegada, fica em Encantadas, mas se você escolher a distância maior, vai correndo de um lado ao outro da Ilha. Os percursos são os mais completos, levando os participantes a conhecerem os três principais destinos turísticos, além de passarem por várias praias e comunidades.

A distância curta com 5km é indicada aos iniciantes. É um percurso tranquilo com o mínimo de altimetria acumulada. Algumas trilhas, praias e o atleta conhece a Gruta de Encantadas. Na distância média com 13km ele enfrenta também um costão de pedras, algumas outras praias e sobe o Morro do Farol, um dos principais pontos de visitação.

Mas se quer conhecer mesmo a Ilha do Mel, terá que enfrentar os 23km. Além de passar pelos locais já citados, vai até a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1767 para proteger o litoral do estado. Junto a ela está o morro da Baleia, com seus canhões e trincheiras, da époda da Segunda Guerra Mundial. No alto deste morro os atletas encontram um mirante, que proporciona uma impressionante vista panorâmica.

Na Naventura Ilha do Mel os atletas conhecem as principais praias da Ilha do Mel, algumas com as melhores ondas para a prática do surf, e outras calmas, desertas, de areia fina e clara. A comunidade de Brasília, importante polo comercial também é contemplada.

Em 2020 o evento acontece dia 19/Setembro, tendo como base a pousada A Ilha Verde, na praia de Encantadas, a cerca de 200 metros do trapiche de embarque e desembarque.

Tem grupos de corridas? Entre em contato e verifique os benefícios oferecidos pela Naventura.

PATROCINIOS

APOIOS